Engenheiro Civil X Canteiro de Obras
- Alan Rafael
- 4 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
É comum as pessoas associarem a imagem de um engenheiro civil ao canteiro de obras. Mas será que todo engenheiro (a) deve exercer sua profissão em canteiros ?
Bom, sabemos que Canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e é composto por áreas de vivência e áreas operacionais. Um canteiro de obras deve deve ser planejado e projetado antes mesmo do início da construção de qualquer edificação. Esse processo otimiza o espaço de trabalho e possibilita maior eficiência e segurança para a obra.

O engenheiro civil é o profissional responsável por estudar detalhadamente o projeto a ser executado, gerenciar prazos, custos e qualidades, quantificar, adquirir, gerir materiais de construção,e ainda definir e administrar sua equipe. Uffa, quanta responsabilidade não é ? Mas será que todos os engenheiros (as) estão preparados para isso ? A resposta é simples, NÃO. Algumas pessoas não "nasceram" para canteiros de obras e não se veem atuando nesse ramo, mas isso não significa que " não nasceram" para ser Engenheiro (a) Civil. E vendo por outro lado, isso é bom. Já pensou se todos os engenheiros fossem atuar em canteiros? Seria extremamente concorrido conseguir uma vaguinha! rsrsrs.
Mas se você é acadêmico (a) de engenharia civil e tá meio desanimado por não ter vocação para atuar em canteiros, fique calmo (a) que iremos resolver isso.
O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas: materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados. estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens etc. hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais, e sistemas de drenagem em geral. – transportes e geotecnia – estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações etc. Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.
Ah, não esquecendo da Docência.
Então, não desanima que nossa futura profissão é muito mais do que um canteiro. Você pode ganhar bem, ser reconhecido e ainda trabalhar em um escritório projetando com ar condicionado e cafezinho (rsrsrs).
Caso tenha alguma dúvida, manda uma mensagem pra gente que teremos o maior prazer em te responder !
texto: Alan Rafael ( @eng_civilizado)
Comentários